domingo, 10 de agosto de 2008

Pra mim ou pro folgado?

Há um tempo atrás, não muito, tive uma aula de história em que surgiu o assunto das cotas em escolas públicas em faculdades públicas.
Os mocinhos da história, ofendidos por 'perderem' sua vaga na faculdade para esses 'folgados' das escolas públicas, ora onde já se viu tamanho absurdo!
Esqueceram-se, no entanto de como é o ambiente escolar, como é o ensino, é fácil achar que todo mundo é do mesmo 'nível' que você, com bons professores, com um ambiente para estudo, favorável, sem ter que trabalhar para viver, é muito bom mesmo, se fosse assim não haveria por que das cotas, realmente.
O ensino público infelizmente não é dos melhores, não há nem como ser, por vários fatores, ambiente, falta de incentivo a falta de oportunidade... Esquecem-se de que apesar da teoria ser linda, não somos todos iguais e nem temos as mesmas chances, mas enfim, não é bem sobre isso que eu quero falar.
Retornando à aula, um aluno diz:
- Sabia que vai aumentar a cota para alunos da escola pública. - então respondo.
- Você sabia que a nossa escola é considerada escola pública? - silêncio. Eis que uma aluna pergunta.
- Então por que pagamos mensalidade?
- Porque é fundação- a professora responde.
A partir desse momento, ninguém mais reclamou das cotas. Estranhamente os alunos começam a concordar com as cotas, apesar de nossa escola ter estrutura de escola particular, bons professores, bom ambiente, bom preparo...
Percebe-se então que tudo que não os beneficia é injusto, mas a partir do momento que beneficia não é nada mais que justo, vai entender.

0 comentários: