domingo, 17 de agosto de 2008

Arrependimento

"Deixo tudo assim
não me importo em ver
a idade em mim
ouço o que convém
eu gosto é do gasto

sei do incômodo
e ela tem razão
quando vem dizer
que eu preciso sim
de todo o cuidado

e se eu fosse o primeiro
a voltar pra mudar
o que eu fiz
quem então agora eu seria

ahh tanto faz
e o que não foi nao é
eu sei que ainda vou voltar
mas eu quem será?

deixo tudo assim
nao me acanho em ver
vaidade em mim
eu digo o que condiz
eu gosto é do estrago

sei do escândalo
e eles tem razão
quando vem dizer
que eu não sei medir
nem tempo e nem medo

e se eu for o primeiro
a prever e poder
desistir do que for dar errado

ahhh ora se não sou eu
quem mais vai decidir
o que é bom pra mim
dispenso a previsão

ahhh se o que eu sou
é tambem o que eu escolhi ser
aceito a condição

vou levando assim
que o acaso é amigo
do meu coração
quando falo comigo
quando eu sei ouvir"

O velho e o moço - Los hermanos


Há momentos em que nos pegamos tentando imaginar a infinidade de rumos que poderíamos ter tomado se tivessemos dito, feito ou não dito ou não feito alguma coisa. Cada escolha nos traz um leque de destinos que opitamos sem saber qual vai ser a continuação da história, quiçá o fim. Saber escolher é fundamental para não nos arrependermos, mas isso nem sempre é suficiente para que não aconteça.
Chorar mágoas passadas, cutucar antigas feridas, imaginar os outros futuros que poderíamos ter vivido, isso trás confusão e incerteza em nossos atos. E se você mudasse o que fez quem então você seria?. Suas escolhas partem de você, são suas, e não de outro alguém (deveria ser assim pelo menos), se é assim porque se arrepender ou julgar que o outro futuro seria melhor? Uma vez perguntei para minha mãe se ela se arrependia de alguma coisa que tinha feito na sua vida.
"- Não.
- Não mesmo?
- É como você perguntar para alguém que está na faculdade se queria poder voltar no passado e estudar mais para aquela prova de matemática que foi mal."
Desde então, eu que já tinha uma posição anti-arrependimento, reforcei a mesma, é bobagem querermos mudar alguma coisa em nosso passado se essa coisa fez parte do que te faz o que é hoje. Defeitos, qualidades, erros e acertos, todos tempos, somos humanos, a busca pela perfeição é tola e estúpida. Não importa o quanto a busquemos, sempre seremos seres humanos, imperfeitos.

0 comentários: