sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Femismo X Feminismo

Venho lhes dizer, como uma feminista de carteirinha, as difereças entre femismo e feminismo. Palavras essas tão usuais e tão confusas para quem as usa.



feminismo
fe.mi.nis.mo
"sm (lat femina+ismo) 1 Sociol Movimento iniciado na Europa com o intuito de conquistar a equiparação dos direitos políticos e sociais de ambos os sexos. 2 Feminilidade. 3 Med Presença de caracteres femininos nos homens."
Dicionário Michaelis


Feminismo
é um movimento de origem europeia que luta pelo direito igual entre os doiz sexos (feminino e masculino), sua inteção é que sejamos todos iguais, anti sexismos, sem qualquer diferenciação por suas genitarias.
Todos somos seres humanos independentemente de sermos machos ou fêmias.

Femismo é um oposto e ao mesmo tempo sinonimo do machismo, acredita que as mulheres são superiores e os homens tem que fazer tudo à seu favor, enquanto elas vivem lindas e belas dentro de seus vestidos e sapatos de marca. É sexismo.
Sendo assim, é oposto ao feminismo.


Cansei de ouvir inumeras vezes tantas "feministas" que querem ganhar a mesma coisa que os homens, mas são feministas até pagar a conta, até deixar de usar rosa, ou qualquer outra situação. Ou então aquela veja e manjada frase "homem não presta", se homem não presta porque vive se matando por causa deles? Mulheres...(risos). Aquela nova feminista que terminou o relacionamento e quer que todo ser humano que tem um pinto entre as pernas morra, ela não foi feliz ninguém mais será, eles não prestam as mulheres devotam-se a eles e se quer tomam conhecimento. Poupe-me.
Feminismo vai muito além disso, vai em busca de seu direito de ser igual, se ser tratado igual, sem que o sexo influencie em qualquer coisa, seja no tratamento pessoal ou profissional.
Hoje as festas para mulheres em via de regra são mais baratas do que para homens, e porque será? Claro que é para irem mais mulheres ter aquela pegação, claro quanto mais mulher mais chance do feinho se dar bem, e assim todo mundo fica feliz, ela paga menos ele come mais.
Ou então nos comerciais de televisão, onde as mulheres se matam tentando ficar iguais aquelas gostosas do comercial de cerveja, comercial esse que é extremamente estúpido e sem carater humano, e sim animal, onde o ser humano é totalmente desvalorizado por uma gota da bebida sagrada, amém.
E os programas de auditório, Pânico por exemplo, mulheres rebolando, esfregando a bunda nos caras, e as outras tentando atingir aquele modelo de beleza. Como é deprimente isso. E as que estão lá, acham que não tem mal nenhum estão sendo super-valorizadas, seus salários são ótimos.
Quando a criança vai nascer temos cores arbritariamente escolhidas para os sexos onde não há mudança, menino sempre vai ser azul, meninas sempre vai ser rosa. Lembro-me quando tinha meus 5 anos, eu dizia que gostava de azul, as garotas ficavam horrorizadas.
E aquelas feministas que não querem ter deveres só direitos, direito de fazer o que quer, quando quer, tudo que um homem pode fazer, claro. Mas não faz o que um homem deve fazer. Isso é ser femista, direitos sem deveres.

O feminismo vai além de ganhar a mesma coisa, é o direito de ser você, ter ser respeitado e ter respeito, de ter direitos e deveres.

Pense mulher, se você fosse homem alguém levantaria do seu lugar no ônibos para você sentar-se? Quem pagaria a conta? Quem pagaria mais na balada?

Temos que nos por no lugar do outro para ver o que é justo, e o que é justo é sermos iguais.

3 comentários:

Vinicius Santucci Rossini disse...

ótimo texto !
nem tenho oq comentar pq concordo com tudo
é exatamente oq penso...

Jocelino Freitas disse...

Parabéns pela sua crônica em relação à valorização da imagem da mulher.

Obrigado por divulgar meu poema ´Revolta´.

Jocelino Freitas - escritor
www.jocelino.net

FaBiNho__X disse...

ó acho que poderia ser um outro nome.. hiuehie
como se toda sociedade sempre fosse assim.. primeiro o machismo, pra surgir um movimento "feminista" que lute a favor de direitos iguais.. e nas sociedades antigas? matriarcais? o nome atrai um pouco essa "energia"; mas mandou mto bem!