sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Cavalheirismo X Gentileza

Vivemos em uma sociedade em que os homens são criados para “tratar bem” as mulheres, vendo-as com padrões de submissão e obrigação de supostas gentilezas.
Há séculos existe o tal do cavalheirismo que é uma obrigação disfarçada de gentileza e prepotência. Ensinamos, nós mulheres, os nossos filhos que devem tratar bem uma moça de família, que deve pagar a conta, abrir a porta do carro, fazer elogios, enfim, uma infinidade de obrigações que devem ser cumpridas para causar uma boa inpressão na mulher que se tem como “alvo” (desculpe a maneira grosseira).
A princípio o cavalheirismo foi criado pois as mulheres não seriam capazes de efetivar tal função, como abrir portas, pagar contas... E essa cultura de submissão persiste até hoje. Ouço mulheres dizendo que para um homem ser homem é necessário que ele pague a conta, até onde eu sei a carteira não tem nada a ver com a virilidade do individuo em questão. E alguns homens têm como questão de honra (coisa mais antiquada), pagar a conta e passar-se por cavalheiros, carinhosos e sensíveis, coisa que a partir do quarto encontro não nota-se mais, alguns vão além não vou generalizar.
Mas o que essa obrigação da gentileza compulsória trás de bom? Eu respondo firmemente, nada meus queridos e queridas. A gentileza compulsória é uma forma de mostrar como você é manipulado por esse modelo de pensamento tão paradoxal que nos foi plantado dês dos contos de fadas. Isso só vai nos mostrar mais tarde, é claro, o quão forçada foi a sua atitude nos primeiros encontros, só para seduzir a donzela indefesa que precisava de um príncipe salvador para tirá-la das garras do dragão medonho, ó que horror, chega a me dar calafrios e tanto medo!
Caso não fosse compulsório e sim uma coisa de dentro para fora e não de fora para dentro, as mulheres também o fariam, afinal seria um gesto de gentileza com quem se gosta e não apenas a obrigação para causar uma boa impressão.
Claro que não é todas as vezes que o cara abriu a porta para você que ele fez isso de caso pensado tentando te impressionar obrigatoriamente, mas existe a gentileza nos atos, a sutileza natural da conquista, que vai muito além de paradoxos criados por uma sociedade culturalmente ditatorial.
Cavalheirismo é sim machismo, não tem como negar. E as mulheres gostam disso porque também o são, parte o coração dizer isso.
Ouço muitas frases de depreciação sexista tanto de homens como de mulheres, é triste, mas é a realidade. Somos criados para sermos machos e fêmeas e não homens e mulheres como alguns dizem. Somos parte de um sistema cultural que nos dita que devemos e não devemos fazer, até para impressionar alguém que se quer cortejar, falta criarem um manual da conquista onde tudo será artificial e superficial, crescemos acreditando em um padrão ideal de amor, que na prática não existe, e se existe, não será com formulas prontas, como o cavalheirismo que vamos atingi-lo.

1 comentários:

Vinicius Santucci Rossini disse...

realmente .... concordo com tudo o que disse , à tempos pensava em escrever algo parecido , mas se um homem fosse o autor do seu texto seria taxado de machista... as relações dos sexos são estabelecidas antes mesmo de nacermos , pq meninas bebes tem que usar rosa ? e meninos azul ?...

ao meu ver o machismo ainda existe pelo própio conformismo feminino , os movimentos "feministas" (ou pseudo-feministas) se restringem a simplesmente ocupar o lugar de um homem por uma mulher , ou então as "crises feministas" quando um relacionamento não da certo , e que somem 1 semana dps ao encontrar um novo menino interessante ,ao invés de uma verdadeira luta de mudança de conportamento pré-estabelecidos , igualdade sexual n é uma mulher trocar pneu de carro ou homem lavar a roupa... está muito além disso.

muito bom texto , parabéns
e desculpe o comentário longo , é que me empolgo ehauheae
beijos machistas... =*