sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Compre, Compre, Compre!

Acabo de assistir um documentário com o nome de “The Corporation”, que fala sobre as intenções, boas ou não, e feitos, bons ou não, das corporações multinacionais.
As estratégias usadas no marketing, na manipulação da opinião publica, das sacadas dos advogados, enfim, uma visão do que seria uma corporação, o lado negro do coisa.
Li recentemente também um texto sobre a manipulação do público alvo para o comércio de determinado produto, surpreendi-me ao ver que até a música é usada para isso (como sou ingênua, céus!). Achei algo muito interessante e que daria uma ótima discussão, apesar de anti-ético é muito lucrativo e inteligente os mecanismos usados para isso, crianças são as principais vítimas dos analistas e psicólogos que atuam no ramo. Afinal, elas serão os adultos de amanhã e portanto serão os próximos consumidores, fora o que consomem hoje. Eles criam um ambiente familiar para a criança onde o lúdico é real, e quando adulto procuraram novamente essa sensação de bem estar e liberdade emocional que encontram nessas empresas, MCdonald é um excelente exemplo.
Praticamente tudo que consumimos tem um porque por trás, somos altamente influenciáveis pela mídia. Existem pessoas que estão entre nós que são pagas para fazer propagandas de X produto, sem que desconfiemos, pois é eu fique surpresa quando soube, mas é uma estratégia muito eficaz se formos ver. Quantas vezes você não comprou certa coisa por influencia de alguém que lhe recomendou? Certo que não vamos ficar paranoicos e começar a desconfiar de tudo e de todos, mas para você ser imune à essas ações de lavagem cerebral, você tem que virar um hermitão e viver isolado de tudo, aí sim você será você mesmo, pensará como você é e nada te influenciará, mas também deixará de ter contato com outras pessoas, culturas, pensamentos, e viverá em seu mundo fechado cercado de certezas incertas. Não haverá sistema, nem pessoas para te influenciar, será você com você mesmo, nada além disso.
A questão do monopólio dessas corporações trás revolta à esquerdistas, tão criticados por elas, que se reunidos a um grupo trazem a tona grande sujeira e falta de escrúpulos das corporações, formando assim grupos anti-grandes empresas, que lutam contra monopólios e excessos de poder, por meio de manifestações e boicote. "O povo unido, jamais será vencido!". Acontece que o povo se perdeu em meio de grande alienação, não se vê mais protestos e nem rebeldias, a única coisa que enxergamos é a destruição dos interesses da massa, a desagregação popular e o conformismo. Pobre ser humano.

2 comentários:

Vinicius Santucci Rossini disse...

Esse texto que vc citou é o da Neusa ?

As empresas jogam sujo mesmo , além de uma "quase lavagem cerebral" elas fazem vc parecer feio , gordo e infeliz o tempo todo.
A empresa de cosméticos vende-lhe a feiura , ser baixo(a) , gordo(a) e com cabelo crespo virou sinonimo de falta de beleza , ai se gasta dinheiro comprando os produtos da empresa para melhorar a aparência a qual a própia empresa lhe deu...
tudo ficou padronizado , gostos ,aparencia , desejos... antes ngm gostava de refrigerante sem gás , ele mudou de nome e todo mundo passou a amar...

Porém discordo que para n ser alieada a pessoa precise se isolar , basta um olhar critíco , vc pode até experimentar algo por indicação mas n precisa necessáriamente gostar e virar consumidor , vc pode ir contra o padrão de beleza e n se isolar , no máximo ser taxado de feio... vc pode ficar entediado de falar sempre do mesmo assunto e guardas suas reflexões para vc , ou escrever nesse blog XD

Anônimo disse...

Sobre o consumismo, fica a dica:

http://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k

(A história das coisas)