quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Palestina

Um olhar para a questão Palestina, breve histórico com analise:


Antes judeus e árabes viviam pacificamente em um território de todos. Surge então o ‘defensor dos fracos’, a ONU, fazendo com que se crie um Estado Nação para o povo judeu. Que por coincidência financia e dinamiza a economia dos EUA.
O Estado de Israel é criado, no entanto, para isso acontecer efetivamente, era necessário que milhões de palestinos abandonassem seus lares, Uma série de limpezas étnicas foi realizada. Muitos palestinos morreram, muitos foram viver em acampamentos para refugiados, cidades inteiras foram abandonadas em ruínas.
Os países árabes vizinhos se solidarizaram com seus ‘irmãos’ palestinos, criando uma sucessão de ataques entre o povo árabe e judeu.
Hoje no oriente médio o ‘olhar’ ocidental é Israel, apoiado pela ONU, sem ela Israel nunca teria saúdo do papel, e com isso, em diversas manifestações promovidas pelos árabes contra o ocidente (que é quem financia seus combates e arranja desculpas ridículas para invadir países que detém petróleo) sua bandeia é queimada a pós a das potências ocidentais,
A disputa entre esses povos está longe de acabar, de um lado temos o poderio econômico do outro uma etnia. O grupo Hamas planta o ódio contra os judeus até em suas crianças por meio de programas infantis, fazendo com que em cada geração que se renova o ódio entre as etnias renova-se juntamente, o que pode-se notas no hino de Israel também, que não abandona a idéia de povo livre que dá a entender que sua liberdade tem de ser isolada de todo o resto dos povos.
Diversos ataques aconteceram, entre eles o mais marcante dói a guerra dos seis dias em que Israel derrotou todos os países vizinhos, ataque esse que ainda está muito vivo em ambas as culturas e memórias.
Essa região não conhece a paz, nem conhecerá tão cedo, pois detém grande parte do petróleo mundial o que faz que sempre tenha alguém de olho, prestes a criar um novo conflito, neste ciclo vicioso que é a guerra na região.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Antes judeus e árabes viviam pacificamente em um território de todos."
Muçulmanos e judeus NUNCA viveram pacificamente, visto que depositam enorme importância sobre Jerusalém (bem como os cristãos), apesar de divergentes. Desde que há religião, há divergência quanto sua origem. Para serem chamados 'muçulmanos' e 'judeus', é necessária a religião, e, por consequência, divergência, que por sua vez gera instabilidade, que gera manifestações (violentas, no caso; na forma de terror), que gera medo. E isso, com certeza, não é paz. Não é paz há pelo menos 2000 anos.

Vinicius Santucci Rossini disse...

"Muçulmanos e judeus NUNCA viveram pacificamente"

pacificamente talvez não... pois a região sempre foi disputada , mas por ser "terra de nínguem" o conflito nunca chegou a ponto de expulsão , no momento em que uma terra judaica foi eleita no local o "direito" de expulsão foi concebido , o financiamento estadunidense , a intolerancia islamista e o interesse estratégico e economico da região faz a solução parecer impossível , o que não podemos é comparar o islamismo com terrorismo ,nem o estado israelaense com o judaismo , ambas religiões foram vitimas de interesses internacionais ...

Anônimo disse...

ah... legal...


então vc deve ter me achado por um comentário msm...

=]

pq não tenho links...

eu tenho q arrumar uns detalhes (mais da metade) do meu blog... pe tá pezo... e tenho q começar a postar mais fotos e tal...

o pior é q tou sem net por isso não tou arrumando as coisas direitinho...