sábado, 17 de maio de 2008

Eleitor aos 16 anos, ser ou não ser?

Você já parou para pensar nisso? Mas o que é política? E você com isso? Para que tanta pergunta?

Acredite, você pode fazer a diferença no seu país!

Definição de política:



"Política : 1. Ciência de fenômenos referentes ao Estado; ciência política. 2. Sistema de regras respeitantes á direção dos negócios públicos. 3. Arte de bem governar os povos. 4. Conjunto de objetivos que enfornam determinado programa de ação governamental e condicionando a sua execução. 5. Princípio doutrinado que caracteriza a estrutura condicional do Estado. 6. Posição ideológica a respeito dos fins do Estado. 7. Atividade exercida na disputa de cargos de governo ou no proselitismo partidário. 8. Habilidade no trato de relações humanas, com vista à obtenção de resultados desejados. 9. P. ext. Civilidade, cortesia. 10. fig. Astúcia, ardil, artifício, esperteza." Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, Folha/ Aurélio. Página 515.



Agora você vai me dizer que não gosta de política, pelo menos a grande maioria dos leitores com certeza irá falar, ou pensar isso. O nosso senso comum é mais forte, não é mesmo?

Pois saiba você, que somos políticos o tempo todo, dês do momento em que acordamos e tentamos convencer nossas mães que não podemos ir para a escola, até elogiar o jantar, mesmo estando péssimo.
Ser político é saber interagir com o nosso ambiente social. É saber lidar com uma conversa, defender seus interesses, omitir ou exprimir seus sentimentos e pensamentos. Ser político é ser um ser humano. O ser humano é de natureza política, não temos como negar isso. E esse é um dos pontos que o faz tão interessante ao meu ver, ele sabe ter sua opinião, ou não. Sabe que se ele quiser morar em tal lugar terá de fazer tal coisa.

A política não é somente a dos governantes, esses que quase todo mundo julga que nenhum presta, e por isso odeia a famigerada política! .

Agora o que vai interessar nesse texto é a política dos governantes, aliás, você também é um governante. Governante de si mesmo, quem governa em você é a sua personalidade!

Seus interesses ideológicos interferem diretamente no jeito em que você age, fala, reage...

Quantas vezes, você não ouviu alguém falar algo que não concorda, e então partiu para a defesa de suas idéias?

É chegado o momento de decidir se está pronto ou não para influenciar no futuro do nosso país.

É chegado o momento de ser crítico o suficiente e se perguntar, eu estou apto para influenciar no futuro de toda uma nação?

Estamos em ano de eleição, é chegado o momento de se perguntar sobre isso, se é que já não se perguntou. É chegado o momento de saber se somos maduros conhecemos a nós e ao nosso país, e se queremos mudá-lo.

Estamos com uma dose extra de esperança, a vida está começando para nós. A vontade de fazer acontecer é grande, sem dúvida alguma, e então, liga-se a televisão.



- O que tem para assistir?

- Horário político, querido. - sua mãe responde.

- Ahh, vou para o computador, depois eu decido isso.



Infelizmente é o que acontece na maioria das vezes, é uma pequena parcela que responde positivamente.

Claro que não espero que a resposta seja:"Uhuu que legal vou ouvir os políticos fazerem suas propostas e se auto elogiarem e depreciarem seus oponentes, uhuu era tudo o que eu queria!". Longe de mim, não é isso que espero, mas me sinto até um tanto quanto tristonha ao saber que não há interesse para a real mudança. Todos nós desde que aprendemos a ouvir, e entender o que as pessoas falam, somos carregados de diversas opiniões e informações sobre diversos assuntos, entre eles a política.
A partir daí começamos a perceber que não estamos sós na sociedade. A política implica que o ato de um governante irá influenciar todos os cidadãos, e esse governante é eleito por você, que acordou cedo em um domingo, e foi votar.

Que baita sacrifício hein!


Fiz uma pesquisa para ver o que as pessoas andam pensando sobre eleitores aos 16 anos, se essas pessoas estão prontas ou não para votar.
Pude concluir que a maioria das pessoas é a favor, seja qual for a idade.
As pessoas a favor, em sua maioria, acreditam que os adolescentes estão bem informados e tem capacidade suficiente e direito de decidir seus governantes.

Já as pessoas que são contra, em sua maioria, acreditam que a maior idade penal deveria acompanhar a idade eleitoral também, para que pudesse responder criminalmente, ou então esse adolescente teria direitos, mas não deveres. E acreditam também que nessa faixa etária os adolescentes não tem interesse e nem estão informados o suficiente sobre política.



Verdade seja dita, a maioria das pessoas, sejam adultas ou adolescentes, são programadas para ter ódio por política, não ver horários políticos, e acreditar no que nossa GRANDE mídia, transmite, sem qualquer tipo de filtro.


Existem as pessoas críticas que tem sua própria opinião, que foram instruídas para tal, que não acreditam em qualquer jornaleco que lhe apresentem, mas infelizmente são poucas.

Podemos notar isso, até em salas de aula, poucas vezes alunos quando estão em um debate vão contra o professor (desde que ele não esteja contra nossa mídia querida), um ou outro falam sua opinião que seja oposta. Isso é um fato preocupante.

Como estamos criando cidadãos que são apenas papagaios de alguém, seja uma 'autoridade' ou a mídia? Esses papagaios, digo, pessoas, estão prontas para votar em quem forem mandados. Seja qual for sua idade.
O Brasil é muito novo no que diz respeito a eleições, existem país que votam a muito mais tempo e ainda não 'aprenderam a votar', e como diz o ditado "É errando que se aprende", pelo menos se acredita que sim.
Temos ainda muito o que aprender, sobre eleições, mas não podemos desanimar. Temos que persistir, mesmo que errando, conhecendo melhor nossos candidatos, partidos e a história real do nosso país. Há quem diga que essa história de eleitor aos 16 anos é só para arranjar mais eleitores que são de fácil aliciação, se corrompendo, e criando mais votos para políticos fajutos. De contra partida, há quem defenda o voto, falando que o jovem tem cede de mudança e é muito mais difícil de se corromper.
A recente história do nosso país foi turbulenta, cheia de CPI's, acusações, reformas ministeriais, “impeachmep “, ditadura, tortura, partidos nascendo, votos livres, mulheres votando, queda dos militares, morte de presidentes, direita e esquerda no poder legislativo e executivo, abandono de cargos, corrupções, compras de votos, escândalos...ufaa...e ainda tem mais!

Teríamos nós, reles brasileiros, tão jovens, cheios de hormônios, preocupações, amores, provas e aceitações, para serem vencidos, conseguirmos discernir, refletir, e saber escolher aquilo que melhor nos cabe, ou ao nosso país como todo? O objetivo desse texto não é criar nenhum tipo de tendência em sua opinião, fui o menos tendenciosa possível. Pense sobre esse assunto, é necessário.

Você faz parte do Brasil, pessoas lutaram, morreram, viveram para que você pudesse ir e vir, ter sua liberdade de expressão, ganhamos tantos direitos.

Essas mesmas pessoas lutaram para que você pudesse votar, os nossos 'heróis'.

Vale a pena você jogar essa chance fora?

Vale a pena você estragar o seu voto que poderá mudar o país?

Cabe a você, eleitor, responder essas perguntas nada simples, que virão de sua consciência e razão.



Leia mais em: http://br.geocities.com/eleitoraos16




Imagem retirada do site: http://www.tre-ms.gov.br/campanha/Image4.jpg

1 comentários:

Z. disse...

Por isso eu "amoela":P